Facebook RSS
banner

A teoria da Pixar

  

Provavelmente você já ouviu falar, leu, viu no Youtube essa parada da teoria da pixar. Ou não. E é por conta deste "ou não" que averiguei existir enquanto papeava em um forúm, mas não pude explicar direitinho e decidi fazer um post sobre isso por aqui. Ta, não tem nada a ver com o universo das HQs e dos super heróis dos quais pipocam as novidades por aqui. Mas o bagulho é até interessante e convenhamos a maioria dos nerds e fãs de cinema são fãs da Pixar, e se a parada vai render uma boa matéria...Por que não?

  A chamada teoria da Pixar, que tem um furo ou dois, diz que os filmes estão todos conectados. criada pelo jornalistaJon Negroni e postada no site dele na última 5ª (11/7/2013): sabe aquelas várias conexões eeaster eggs presentes nos filmes da Pixar? Elas não seriam aleatórias, mas apenas as peças mais explícitas e óbvias de um cenário muito maior. 
  A ideia começa colocando os filmes aleatórios em uma ordem cronológica. Começando com Valente. É o mais antigo até então, se passa em um reino Escocês e explica, mais ou menos, do porque animais se comportarem como humanos.

  Merida descobre que existe magia, e tenta solucionar seus problemas, um casamento forçado, com a ajuda de uma bruxa. Por causa da magia nós vemos não só animais se comportando como humanos, mas também coisas mexendo sozinhas, Como a vassoura. Além disso a bruxa aparece e desaparece sempre que entra em uma porta. Esse foco na bruxa é por conta de uma parada que ,de acordo com a teoria, a liga a outro filme diretamente, ela é uma personagem, inusitada nesta teoria, de outro filme. Mas vamos lá... Valente revela que existe magia e que esta, transformou e transforma seres humanos em animais. E coisas, objetos inanimados,  que se movem.

  Bom, imaginemos então que esta bruxa fez experiencias pelos séculos com os animais. E com o decorrer dos tempos estes animais se multiplicam e criam uma enorme comunidade de animais com inteligencia e personalidade.Mas temos uma outra linha de evolução: O dos objetos inanimados. Ou seja, uma inteligencia artificial. Os eventos então se desenrolam nos filmes seguintes, mostrando um conflito entre animais, humanos e máquinas. Segue então com Ratatouille.

   Em Ratatouille os animais mostram esta condição de terem inteligencia e personalidade, mas a aparada ocorre de maneira controlada, Um rato quer cozinhar. Ele cria uma relação com um grupo de humanos. Mas o vilão do filme, também descobre que os ratos tem personalidade e inteligencia. Ele desaparece, mas com este conhecimento.
   O que nos leva a UP e o antagonista do filme: Charles Muntz. Parece que este vilão, de alguma forma, fica sabendo sobre os animais terem personalidade e inteligencia, e que podem até mesmo, como foi o caso do ratinho de Ratatouille, fazer tarefas melhores que humanos, no caso de Ratatouille, cozinhar.

   Muntz tem a ideia de fazer os pensamentos dos animais serem expressados para que os humanos pudessem compreender. Ele cria para seus cães colares de tradução. Os colares revelam que os animais são mais espertos do que se pensavam. A tecnologia de Muntz foi toda criada para que ele pudesse encontrar uma ave exótica na América do sul. E após a morte dele...Seus experimentos estão livres... E quais seriam as implicâncias disto? O fato é que a animosidade entre animais e humanos é crescente.
  Ratatouille está ambientado antes de Up por vários motivos. Em Toy Story 3, um cartão postal na parede de Andy tem o nome e o endereço de Carl e Ellie (incluindo seus sobrenomes). Isso confirma que em 2010, o ano no qual Toy Story 3 é ambientado, a Ellie ainda está viva ou pelo menos não está mortá há muito tempo. Isso reforça a ideia que Up é ambientado anos depois.
   Outra coisa que devo citar é a expansão da cidade no inicio de UP. A poluição tem aumentado muito e diversas empresas, como o lucro é base para o capitalismo, são responsáveis por isso sem sequer ligar para os danos a natureza. 

  Buy n Larger é a empresa que comanda praticamente tudo quando vemos Wall- E. No comercial que rola no filme Wall-E, diz-se que a empresa controlou até mesmo...Governos! Ou seja, esta corporação vai alcançar domínio global...
  Essa corporação aparece em ... Toy Story! Nas marcas de pilhas que ligam alguns brinquedos como o Buzz.

  Vamos até o filme procurando Nemo agora. Temos toda uma fauna marinha auxiliando um peixe palhaço a resgatar seu filho dos humanos. A corporação, vamos abreviar para BNL, aparece também em procurando Nemo, em uma matéria sobre o mundo aquático. Mas pensemos em Dory de procurando Nemo, ela é exemplo de que a evolução dos animais ainda está ocorrendo e sua perda de memória constante é o sinal de que tudo ainda está acontecendo em um determinado ritmo.

  Nos distanciando do mundo dos animais para vermos a evolução , tanto humana quanto tecnológica, temos o filme Os incríveis. O filme trata do universo dos super heróis, seres com poderes absurdos que vão de super força a supervelocidade. O vilão ,Sindrome faz uma ação de exterminar os heróis porque não foi aceito como ajudante do Sr Incrível. Mas teria sido ele realmente o vilão do filme?

   Sindrome não tem poderes. Ele usa de tecnologia para se equiparar e destruir os supers. Ele mata todos os super heróis com um robô assassino que registra a maneira de lutar, os pontos fracos e fortes de todos os super heróis. Esta inteligencia artificial se rebela contra Sindrome. Então, pode ser que: A própria inteligencia artificial estava manipulando, de alguma forma, Sindrome, e melhorando, se adaptando a cada herói que assassinava. Possivelmente a ideia era eliminar a vertente humana que poderia ser a única capaz de parar a dominação das máquinas. Em tempo, no filme encontramos diversos clipes de heróis que foram mortos por objetos inanimados, a parte dos heróis de capas.
   Por que as máquinas querem se livrar dos humanos? Os animais, eles passam a não gostar dos humanos devido ao progresso. A poluição e destruição causada pelos homens. Mas qual o problema das máquinas?

  Em Toy Story vemos que as máquinas evoluiram. Os brinquedos tem vida e se escondem dos humanos. Vemos em Toy Story os seres humanos descartando objetos conscientes. Os brinquedos amam seus donos, mas eventualmente nas sequencias de Toy Story vemos os brinquedos perdendo a paciência...
  Mas os brinquedos não são necessariamente máquinas. Seriam objetos inanimados , que já vimos que podem possuir vida graças a magia da bruxa lá de Valente, mas Sindrome de Os Incríveis dá a resposta: Ele afirma que seus lases possuem como fonte de energia a tal energia de ponto zero. A energia eletromagnética que existe no vácuo. Uma energia invisível que está presente nos comprimentos de onda e é uma explicação razoável para os brinquedos terem vida.

  No primeiro filme já temos os brinquedos se rebelando contra o menino Sid. Jesse é ressentida por ter sido abandonada e por fim o urso Lotso odeia os humanos. Os brinquedos não estão felizes com seu status quo , e as máquinas tem um motivo para acabar com os humanos mais poderosos. Os supers são extintos, os animais poderiam tomar o controle estilão planeta dos macacos a origem, mas não rola, as máquinas também não tomam o controle...Não da maneira que a gente imagina que tomariam lendo este texto. Elas tomam usando a corporação BNL.
  As máquinas precisam dos humanos, os objetos inanimados precisam dos humanos. Uma necessidade, como a dos brinquedos em Toy Story...Mas a revolução causada pela BNL é tamanha que a poluição devasta o mundo em escalas inimagináveis. Então temos uma dedução do que pode ocorrer.
  Quem vai proteger o mundo da poluição? Os animais. Quem vai proteger os humanos dos animais? As máquinas. As máquinas que mandam em tudo, ou usam os humanos, fingindo deixá-los no controle. Uma guerra devasta o mundo. E elimina os animais. No fim, quem sobra?
  A terra vira um local inabitável. Nem humanos e nem animais podem viver nela.Os seres humanos não colocados na Axiom , a arca de Noé na temática de Wall -E, e enviados para o espaço. É o ultimo esforço para salvar a humanidade. O único proposito dos humanos e ter as máquinas servindo eles.Elas tornam os humanos seus dependentes.Assim como os brinquedos eram dependentes dos homens. A humanidade se torna brinquedo nas mãos das máquinas.

  Na terra , as máquinas que ficaram desenvolvem outra evolução. Elas seguem a vida seguindo os padrões humanos de interação. É o que vemos no filme Carros.

  Mas o que rola então? Bom, sabemos que as máquinas precisam dos humanos de alguma forma, por isso não eliminaram a todos. Os seres humanos são uma espécie de fonte de energia para as máquinas, tipo Matrix. Em Wall-E é colocado que a BNL pretende trazer os humanos de volta, assim que o planeta estiver limpo. Em Carros 2 vemos que o mundo está para passar por uma crise de energia, a Allinol está tentando utilizar energia verde como forma de afastar outros carros de combustíveis alternativos. O fato é que sem os humanos, as máquinas não prosperam na terra. Fim do mundo de Carros. 
   Em Wall-E, o robô é a única máquina na terra que está "viva". O filme começa 800 anos depois que o que restou dos homens foi para o espaço. Wall-E possui um fascinio pelos humanos, e sua amizade com uma barata o deixa "ligado". Mantém sua personalidade e ele se torna o robô "Jesus" apaixonado por... Eve. Ele lembra do tempo em que os humanos e as máquinas viviam em paz, sem se tocar no mal que faziam com a poluição.
  No final de Wall-E os humanos retomam a terra depois de vencerem a inteligencia artificial que comandava a nave Axiom, o ultimo vilão tecnológico. Nos créditos de Wall-E vemos que o sapato onde Eve encontra a plantinha se transforma em uma gigantesca árvore.
  Os humanos voltam a terra. Mas ainda são poucos. E aí entra vida de inseto. Em Wall-E vemos uma barata viva, então temos a probabilidade de que outros insetos tenham sobrevivido. A árvore que nasce da plantinha da bota em Wall-E é a árvore que vemos em vida de inseto.

  Vida de inseto então se passa depois de Wall-E em uma época que deu tempo para alguns animais retornarem, como os pássaros, mas vemos muito pouco a presença de vestígios de seres humanos, isso porque eles ainda são poucos no mundo.O filme não cita humanos, mas o comportamento dos insetos é bem parecido com ao dos humanos, como aconteceu a evolução dos animais ao longo dos anos, isso não se perdeu.
  Os animais e as máquinas, assim como os humanos, finalmente passam a viver em harmonia. Até que surge uma nova espécie: Os monstros.
  Possivelmente os monstros vem da metamorfose de animais devido a radiação e a poluição que ocorreu durante os 800 anos que os humanos passaram na Axiom. Eles não evoluíram durante Wall-E, mas centenas de anos depois. 
  Os monstros são versões de animais, mas mais civilizados do que demonstraram como animais ao longo dos anos.

  Em Monstros S.A. há uma crise de energia pois eles estão em um futuro distante na Terra em que não há mais humanos. Humanos são a fonte de energia, mas graças às máquina os Monstros encontram uma forma de usar portas para viajar para o mundo dos homens. Mas não são dimensões diferentes.
  O que acontece então? Os monstros viajam no tempo! (É que viajem...). Eles querem evitar a própria extinção indo ao momento em que a humanidade está se dando relativamente bem com o espaço em que vive.
  Apesar da evolução, os monstros não perderam a animosidade com os humanos, o que explica o fato dos monstros acharem nocivo o contato com os humanos.
Caso você prefira, outra explicação levantada por alguns: as máquinas e os monstros criaram as portas de viagem no tempo, mas perceberam que mexer com o passado poderia mudar a história e até apagar suas existências. Daí elas enganaram alguns monstros com a teoria de que humanos são tóxicos e de outra dimensão, tornando mortal qualquer interação com o próprio mundo

   Olha a foto acima. N esquerda está o trailer de Vida de Inseto e na direita o de Monstros S.A. O da esquerdar parece velho e destruído. Até a vegetação é claramente mais seca e escassa. O trailer da direita tem humanos e está cercado por grama alta e árvores.
     Vemos uma conexão entre Vida de Inseto e Monstros S.A. no trailer presente nos dois filmes. Como você pode ver, o trailer é exatamente o mesmo, apesar do presente em Vida de Inseto ser obviamente mais antigo e acabado, enquanto o de Monstros S.A. )no qual Randall é enviado por uma porta) tem humanos e parece mais novo.

    No Monstros S.A temos uma personagem fofinha, a Boo.Ela viu o futuro distante da terra, onde ela é habitada por monstros que voltam ao seu passado na busca de energia para sobreviverem. Ela fica obcecada com Sully. Ela quer ver o "gatinho" novamente, e enquanto mais velha ela quer saber porque os animais de seu tempo não são tão espertos quanto aqueles que viu no futuro. Ela se lembrava que Sully vinha até ela pelas portas "mágicas". As portas de seu armário.As portas podem levá-las até Sully... Seus estudos a fazem se tornar...


  A bruxa de Valente!
   Na casa da bruxa nos vemos entalhes em madeira de muitas coisas: Como o caminhão do Pizza Planet, o mesmo de Toy Story e de outros filmes da pixar e... Um entalhe de Sully na madeira.

   Além disso ela viaja pelas portas. Que pesquisou e criou como maneira de rever Sully.Suas portas são como as de Monstros S.A e a fazem viajar no tempo.E essa é a Teoria da Pixar.
  Sinistro né?


FONTES: http://oesquema.com.br/vitralizado/2013/07/15/a-teoria-pixar-todos-os-filmes-da-pixar-sao-um-so/
http://www.youtube.com/watch?v=382kvOuYwkA
http://judao.com.br/e-teoria-pixar-ganha-novos-fatos/
#LeandroSilvio

COMPARTILHEM:

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Author: admin
Lorem ipsum dolor sit amet, contetur adipcing elit, sed do eiusmod temor incidunt ut labore et dolore agna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet.

0 comentários: