Expo de quadrinhos do Sesc de Nova Iguaçu
O Sesc de Nova Iguaçu teve uma excelente iniciativa na exposição de quadrinhos que organizou.
A atividade que é gratuita, mostra quadrinhos clássicos publicados no Brasil e faz uma viagem ao passado no universo do "gibi". No Brasil os quadrinhos iniciaram com as famosas tirinhas, com aquelas excelentes sátiras ao social e as charges e caricaturas. Inclusive, fico feliz por ter participado deste universo, na produção de tirinhas, quem quiser, pode dar uma conferida lá no www.aventurasaventurescas.blogspot.com , a gente teve até exposição no espaço cultural da igreja universal(é...).
As tirinhas, charges e caricaturas brotaram no Brasil no século XIX e no século XX, no início, é que rolou as primeiras publicações de revistas. Infelizmente, mesmo com o Brasil contando com excelentes artistas, a influencia gringa foi grande e o mercado foi tomado por norte americanos, japoneses e europeus.
A primeira revista em quadrinhos no Brasil foi a tico-tico , criada por Renato de Castro. O personagem mais famoso da revista era Chiquinho, considerado criação brasileira até 1950 quando um grupo de cartunistas disse que o personagem era cópia de Buster Brown . Não faço mínima ideia de quem é Buster Brown.
Os quadrinhos brotaram em terras tupiniquins desde 1905 e até hoje fazem sucesso. E um sucesso alarmante. Turma da Mônica que o diga. As histórias influenciadas pelo que acontecia no mundo a fora criaram personagens icônicos, os super heróis que tanto amamos. Que foram publicados primeiramente aqui no Brasil pela editora Ebal e no ano que nasci a Marvel passou a ser publicada pela Abril jovem, 1983,logo em seguida, no mesmo ano consegue os direitos da DC Comics. Hoje a Panini é quem publica as edições de nossos heróis favoritos.
Enfim, foi excelente dar este mergulho, mais uma vez, na história do universo dos quadrinhos, que tanto influenciou culturalmente nosso país.
#LeandroSilvio
0 comentários: